Biologia

O que é ?

Para que serve ?

Estas são simples perguntas, que uma grande parcela de nossa sociedade, ainda refaz, quando o assunto tratado, é o entendimento e a razão das Ciências.

A Biologia é a "mãe" de muitas delas, que pode ser facilmente explicada, utilizando duas palavras gregas, bios (Bio) = "vida", e logos (logia) = "estudo". Com isso, temos uma ciência que é responsável pelo "estudo da vida".

Este estudo abrange todos os seres vivos, sua classificação, organização, constituição química, funcionamento, comportamento e interação com o ambiente. Porém, para que possamos entender seu importante papel para o desenvolvimento humano e o conhecimento em geral, é necessário que se faça uma retrospectiva de nossa história, relacionando as descobertas ao nosso atual modo de vida. São contribuições que se iniciaram com o homem-pré-histórico, passaram por diferentes períodos de nossa história e hoje são complementadas por nós, espécies contemporâneas.

Muitas outras ciências surgiram da multiplicidade dos estudos da Biologia, como a Botânica (estudo dos vegetais), Zoologia (estudo dos animais), Ecologia (estudo das relações dos seres vivos e o ambiente), Genética (estudo dos genes), Microbiologia (estudo dos microorganismos), Paleontologia (estudo dos fósseis animais e vegetais), Fisiologia (estudo do funcionamento do organismo), Citologia (estudo das células), Embriologia (estudo do desenvolvimento do embrião), Histologia (estudo dos tecidos) Etologia (estudo do comportamento animal) entre outras.

Hoje, é diária a divulgação pela mídia das pesquisas e descobertas científicas. Os avanços da Tecnologia e a interdisciplinaridade possibilitaram que os estudos biológicos fossem realizados de maneira mais rápida e com maior exatidão. Isso demonstra, que a Biologia não é uma ciência estática no tempo, pois quanto mais descobrimos, mais questões acabam surgindo, e para resolve-las, muitas vezes, novas ciências são criadas, como por exemplo, a Biologia Molecular (estuda os mecanismos biológicos a nível molecular), Bioestatística (estuda e interpreta os fenômenos biológicos na linguagem matemática), Biotecnologia (área multidisciplinar desenvolvida para obter produtos de interesse ao homem, através dos sistemas biológicos e tecnológicos) e a Biologia da Conservação (estudo para criação de formas estratégicas de conservação das espécies).

Ao biólogo, cabe a responsabilidade de pesquisar e proteger o ambiente e a vida, informar e conscientizar devidamente a sociedade, garantindo que o conhecimento seja repassado e compreendido.

Esta ciência é uma importante fonte de sabedoria para que nós simples seres, tornemos a aplicação de seus conhecimentos não em benefício próprio, mas contemplando também o ambiente onde vivemos e as outras formas de vida.